Top7ranking: As maiores descobertas médicas da história

As maiores descobertas médicas da história



A tecnologia traz uma série de benefícios para a humanidade, não só no que diz respeito à comunicação, mas principalmente à ciência, que dispõe de mais ferramentas para pesquisar e encontrar soluções sobre os fenômenos e doenças que assolam os seres humanos. Dessa maneira, há uma economia de tempo, além maiores chances de chegar a resultados positivos. No entanto, nem sempre a ciência teve a tecnologia tal como conhecemos hoje ao seu dispor, porém, mesmo assim desde os tempos mais remotos tem feito descobertas que ajudaram a mudar a rumo da sociedade, permitindo o desenvolvimento em diferentes setores.

Confira as 7 maiores descobertas médicas da história:


7° DNA



Alguns dos cientistas que participaram da descoberta do DNA foram Francis Crick e James, tal acontecimento permitiu que a humanidade soubesse com as pessoas são feitas geneticamente, abrindo campo para a realização sobre outros estudos importantes relacionados à esta área.

6° Teoria do germe



Antes da descoberta da teoria do germe, acreditava-se que as pessoas pegavam doenças em locais com ar "ruim", depois descobrira, que na realidade, o ar é que contém microorganismos como, por exemplo, vírus, bactérias, e germes de diferentes origens que podem causar doenças.

5° A Penicilina



A penicilina foi descoberta em 1928 por Alexander Fleming, através do estudo de fungos que possuem propriedades antibióticas. Esta descoberta médica entrou para a história porque possibilitou o desenvolvimento de outros antibióticos que na atualidade são de suma importância para a humanidade.

4° Anestésicos



A descoberta dos anestésicos começou no início so século 19, antes os pacientes passavam por cirurgias sem qualquer droga que amortecesse o seu corpo, mordendo apenas um pedaço de pano que era a técnica utilizada para conter a dor. Inicialmente a cocaína foi usada para entorpecer a dor, mas nos dias de hoje as substâncias estão muito mais evoluídas e eficazes.

3° Vacina contra a Varíola



A varíola já foi considerada uma das doenças mais mortais na sociedade, pois causou muitas epidemias e a morte de milhões de pessoas. Para solucionar este problemas, em 1978, Edward Jenner usou varíola bovina para prevenir os seus pacientes da doenças, possibilitando a criação da vacina contra varíola.

2° Insulina



A diabetes era uma doença incurável até que houvesse a descoberta da insulina, o que aconteceu por meio de estudos relacionados à remoção do pâncreas de cães, visto que este órgão é fonte de insulina, e tinha quantidades aplicadas em doses controladas nos animais. Inicialmente o experimento foi feito apenas com cães e mais tarde aplicado em humanos, sendo bem sucedido.

1° A Fertilização in Vitro



A fertilização in vitro se caracteriza por ser o processo em que o ovário é fecundado pelo esperma fora do corpo da mulher, que deu origem aos bebês de proveta. A primeira vez que este procedimento ocorreu foi em 1978, quando nasceu Louise Brown. A técnica foi aplicada por Robert G. Edwards , fisiologista que ganhou o Prêmio Nobel em 2010.

Fonte: 7 Mais
Fotos: Reproduções A/D
Página anterior Próxima página