Top7ranking: Doenças mais mortais do mundo

Doenças mais mortais do mundo



São mais de 50 milhões de pessoas mortas por ano no planeta, quantidade maior que a população toda do estado de São Paulo.

Por exemplo, a Dengue mata 25.000 por ano e a Cólera mata 100.000 por ano, doenças comuns e que não entram na nossa lista como as doenças mais mortais.

A estimativa é um pouco mórbida, porém, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, entender a quantidade de pessoas que morrem anualmente, assim como a causa das fatalidades, é essencial para identificação dos problemas e aplicação de políticas públicas de saúde e com eficiência.

Confira as 7 doenças mais mortais do mundo:

7° Doença do sono (tripanossomíase africana) - Mata 300.000 por ano



A Doença do Sono mata 300.000 por ano, e é propagada pela mosca tsé-tsé, e é muito rara, desde que não se viva em um dos 36 países subsaarianos em que existe a doença. Mesmo assim, 80% dos novos casos vêm de um país, a República Democrática do Congo.

6° Malária - Mata de 650.000 á 1.2 milhões por ano



A Malária representa um grande salto na seleção das doenças mais mortais do mundo. Os números são discutíveis, com afirmação de 650.000 mortes, enquanto um estudo novo mostra que este número é próximo de 1.2 milhões.
A Malária é transmitida pelos mosquitos e é tratável e evitável. A maior parte das mortes acontece na África, onde tratamento é ou não disponível ou inacessível.


5° Pneumonia - Mata 1.1 milhões de crianças por ano



A Pneumonia é conhecida por ser a número 1 quando se trata de mortes de crianças, de menos de 5 anos de idade. A doença inflama os pulmões, é transmitida por multidão de vírus. A doença pode ser contraída em quase todo lugar, mas felizmente é tratável e curável, o que significa que a maioria das mortes acontece fora do mundo desenvolvido.

4° Tuberculose - Mata 1.3 milhões por ano



Segundo a Organização Mundial de Saúde, em torno de um terço das pessoas, cerca de 2 bilhões, atualmente têm Tuberculose. E deste número, em torno de 1.3 milhões morrem anualmente.
Trata-se de uma doença transmitida pelo ar, ou seja, estar próximo à pessoa infectada poderia resultar em infecção. Embora seja curável, requer um tratamento caro de 6 meses que não é viável em muitas partes do mundo.


3° Câncer de Pulmão - Mata 1.6 milhões por ano



Trata-se do câncer que mais mata, sendo responsável por 1.6 milhões de mortos anualmente. A taxa de sobrevivência é baixa, e a melhor medida a tomar é evitar o fumo do tabaco em qualquer hipótese, para ambos os fumantes como no caso dos passivos. Um estudo do Reino Unido apontou 86% de todos os casos neste fator.

2° AIDS – Mata 1.6 milhões por ano



HIV/AIDS mata 1.6 milhões de pessoas, anualmente, e infecta 2.3 milhões de pessoas por ano também. Um total de cerca de 35 milhões de pessoas estão atualmente infectadas com esta doença. É transmitida por fluidos corporais e não tem cura; matou cerca de 36 milhões de pessoas pelo mundo desde que foi documentada no ano 1981, pela primeira vez.

1° Doença Isquêmica do Coração – Mata 7.4 milhões por ano



No ano 2012, foram cerca de 7.4 milhões de pessoas mortas por esta doença. É causada por pressão alta do sangue, obesidade e tabagismo, entre outros fatores, e resulta em corte de sangue para coração, freqüentemente resultando em ataques cardíacos. É o assassino número 1 em países ocidentais e continua um flagelo pelo mundo inteiro.

Fonte: Top 10 Mais
Fotos: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página