Top7ranking: 7 empresas brasileiras com maior presença internacional

7 empresas brasileiras com maior presença internacional



A Fundação Dom Cabral realizou um estudo sobre as empresas brasileiras mais internacionalizadas, utilizando diversas métricas - inclusive um índice próprio de presença no exterior. No topo do ranking das empresas com mais subsidiárias fora do país está a mineradora Vale, com atuação em 31 locais. Em seguida, vieram a construtora Odebrecht e a Stefanini, empresa de tecnologia da informação.

O estudo constatou que cerca de 67% das multinacionais brasileiras querem ampliar a atuação em outros países ainda neste ano, seja por meio da expansão nas regiões onde já atuam ou pela entrada em novos mercados. Para elaborar o levantamento, a Fundação utilizou dados de 2012 fornecidos pelas multinacionais brasileiras.

A pesquisa também indicou que as empresas elevaram seu índice de internacionalização no ano passado para 18%

Conheça as 07 empresas com maior presença internacional

7° Magnesita



Magnesita - 24 países

A Magnesita é uma empresa brasileira de capital privado com atuação dedicada à mineração, produção e comercialização de linhas de materiais refratários - produtos utilizados por fabricantes de aço, cimento e vidro.


6° Banco do Brasil



Banco do Brasil - 24 países

Um dos cinco bancos estatais do governo, a instituição é uma sociedade de economia mista. Foi o primeiro banco a operar no país e, em seus mais de 200 anos de funcionamento, teve participação fundamental na história e na cultura brasileira.


5° Marcopolo



Marcopolo - 24 países

É uma das maiores fabricantes mundiais de ônibus e cria soluções para o transporte coletivo de passageiros em alguns dos principais mercados do mundo. A história da Marcopolo começou em 1949 e, em todos esses anos, já produziu mais de 350 mil ônibus, contando com uma força de trabalho de mais de 22 mil pessoas.


4° Weg



Weg - 25 países

Presente no ramo de automação, energia e tintas, a Weg possui sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. É uma poucas empresas brasileiras a constar na lista de 100 maiores pequenas empresas globais da revista Forbes.


3° Stefanini



Stefanini - 27 países

A empresa, que tem sede em Jaguariúna, em São Paulo, presta serviços de informática e consultoria e é considerada uma das maiores do mundo no ramo de tecnologia da informação.


2° Odebrecht



Odebrecht - 28 países

O conglomerado atua em todos os continentes nas áreas de engenharia, construção, produtos petroquímicos e químicos. O grupo foi fundado por Norberto Odebrecht em 1944.


1º VALE



Vale - 31 países

Terceira maior mineradora do mundo, a Vale conseguiu produzir 5 bilhões de toneladas de minério de ferro nos 70 anos em que atua no segmento. A empresa é a segunda em produção de níquel. A Vale também tem importante participação no setor de carvão, cobre, fertilizantes, manganês e ferroligas.


Fonte: OpenBrasil.org - Economia
Fotos: Arquivo OpenBrasil.org / Google imagens
Página anterior